PAUL PERCY HARRIS,O FUNDADOR DO ROTARY INTERNATIONAL

Paul Percy Harris nasceu em 19 de abril de 1868 em Racine, Wisconsin, nos Estados Unidos, ao norte de Chicago. Foi o segundo dos 6 filhos de George N. Harris e Cornelia Bryan Harris. Por problemas financeiros, aos dois anos foi morar, juntamente com seu irmão Cecil, então com 5 anos, com seus avós paternos Howard e Pamela Harris, na cidade de Wallingford, no Estado de Vermont, nos Estados Unidos.

Foi aí que praticamente começou o direcionamento da vida de Paul Harris, como ele mesmo recorda em suas memórias "Meu Caminho para Rotary": “ Eu tive o privilégio de viver em um lar estável, onde não faltava nada e nada era excessivo; onde os ideais eram os mais elevados e a educação era o objetivo supremo.” Esta visão em direção à educação o levou às Universidades de Iowa, onde se formou advogado e obteve o título de doutor honorário na Universidade de Vermont.

Ao receber o seu diploma, Paul decidiu que passaria cinco anos conhecendo o mundo antes de se dedicar à sua nova profissão de advogado. Foi neste tempo que trabalhou como repórter de jornal, professor de economia, ator de teatro e cowboy. Fez também inúmeras viagens pelos Estados Unidos e Europa como representante de uma companhia de mármores e granitos.

Finalmente, em 1896 decidiu advogar em Chicago. O ambiente da cidade era difícil, com muita imoralidade, Incêndios fraudulentos, e falências, melhorando em 1900 com o fechamento das casas de jogos e tavernas, com a Promulgação da Lei Federal de Falências e a segregação da prostituição. Foi advogado durante 32 anos, membro do Colégio de Advogados do Estado de Illinois, do Colégio Americano de Advogados e Presidente da Comissão de Ética Profissional do Colégio de Advogados de Chicago. Em um dia no outono de 1900, Paul P. Harris se encontrou com o advogado Bob Frank para jantar em um luxuoso bairro no norte de Chicago. Eles saíram para uma caminhada parando em algumas lojas no caminho. Harris ficou impressionado com a maneira como Frank tinha feito amizades com muitos dos vendedores.

Desde que se mudara para Chicago para abrir seu escritório de advocacia, Harris não havia encontrado a mesma Camaradagem que Frank tinha com seus colegas empresários, e naquele momento começou a pensar em como encontrar esse tipo de companheirismo que o lembrava da cidade em que ele havia crescido na Nova Inglaterra. Em 23 de fevereiro de 1905 Paul Harris, juntamente com outros três homens de negócios: Silvester Schiele, comerciante de carvão, Gustavus Loehr, engenheiro de minas e Hiram Shorey, alfaiate, reuniram-se no Edifício Unity, na N orth Deaborn Street, 127, 7º andar formando o primeiro clube. O primeiro Presidente foi Silvester Schiele. O clube recebeu o nome de “Rotary” devido ao fato de que seus sócios se reuniam em rodízio nos respectivos locais de trabalho, em um sistema de rodízio. Seu quadro associativo cresceu rapidamente. Em 1907 surgiu o primeiro projeto comunitário: a instalação do primeiro sanitário público da cidade de Chicago, localizado perto da Prefeitura.

Em 1910 foi realizada a primeira Convenção, congregando se os clubes na Associação Nacional de Rotary Clubs. Paul Harris foi eleito Presidente da Associação. Nessa Convenção, por proposição de Arthur Frederik Scheldon, professor de marketing, foi adotado o lema: “mais se beneficia quem melhor serve seus companheiros”. Paul conheceu a sua futura esposa Jean Thompson em 1910 durante um passeio organizado pelo Prairie Club of Chicago, um grupo de amadores de atividades ao ar livre que ele ajudou a formar. Paul e Jean casaram-se em julho Daquele mesmo ano e dois anos mais tarde Paul construiu uma casa com vista para o campo onde eles se encontra ram pela primeira vez. A casa recebeu o nome de Comely Bank, o mesmo nome da rua onde Jean morou em sua infância, em Edimburgo, na Escócia. Paul e Jean não tiveram filhos.

Na 2ª Convenção, em Portland, Oregon, no ano de 1911, Paulo foi reeleito, dedicando-se ao desenvolvimento e expansão. Aprovou-se a proposta de Benjamin Franklin Collins, adotando-se o lema: “Servir, porém não a si próprio. Somente 40 anos depois, na Convenção de 1950, em Detroit, Michigan, EUA, foram oficialmente designados os lemas: “Mais se beneficia quem melhor serve” e “Dar de si antes de pensar em si”. O primeiro Rotary Club fora dos Estados Unidos foi fundado em 1911 em Winnipeg, Manitoba, Canadá. Nesse ano Nasceu a “The National Rotarian” publicação precursora da revista "The Rotarian".

Na Convenção de Duluth, Minnesota, em 1912, o nome foi mudado para Associação Internacional de Rotary Clubes, e encurtado em1922 para Rotary International.

Os Harris viajaram pelo mundo promovendo Rotary, sempre reconhecido como personalidade mundial, destacada, tendo recebido inúmeras condecorações. No Brasil, em 1942, recebeu do Presidente Getúlio Vargas, a “Ordem do Cruzeiro do Sul.

Paul faleceu em Comely Bank em 27 de janeiro de 1947 com 79 anos e foi enterrado no cemitério Mount Hope, nos arredores de Blue Island, perto da sepultura de seu velho amigo Silvester Schiele. Após a morte de Paul, Jean retornou à Escócia, sua terra natal, onde faleceu em 1963, com 82 anos. Em "Meu Caminho para Rotary", Paul atribui os valores nele incutidos por seus avós e vizinhos, a base que o levou à concepção de Rotary:

O Rotary nasceu do espírito de tolerância, boa fé e serviço, qualidades Características de meus familiares e companheiros de infância na Nova Inglaterra. Tenho tentado transmitir minha fé nesses valores a outros Seres humanos, com a mesma intensidade com que ela brilha dentro de mim”.


Notícias distritais

COMPANHEIRISMO SOBRE DUAS RODAS - Motociclistas do IFMR-SA mostram que divertir-se é bom para o Rotary e para a comunidade

Jundiaí – SP - 25/08/2018. As 70 motocicletas lideradas por um automóvel conversível com os personagens “Maria e Zé Gotinha” chamaram a atenção de quem passava no sábado pela manhã na cidade de Jundiaí, interior de São Paulo. Eram os associados do IFMR-SA – International Fellowship of Motorcycling Rotarians – South America chapter - os motociclistas rotarianos que realizaram o seu décimo terceiro encontro do grupo de companheirismo, denominado IRA  - Intercâmbio Rotário da Amizade.  O “mar” de camisas azuis em seu desfile organizado pelos associados do IFMR-SA e rotarianos locais trouxe para cidade a divulgação para a campanha mundial do Rotary International para erradicação da paralisia infantil. Por onde o grupo passou a atenção foi total e as pessoas olhavam cuidadosamente a marcha das motos.  Mas não só a divulgação da imagem publica do Rotary foi beneficiada. Os cerca de 70 rotarianos e 30 garupas (como são conhecidas as companheiras que viajam nas motos com os pilotos) arrecadaram com a inscrição no evento mais de R$ 6.000,00 que foram destinados para a The Rotary Foundation através da ABTRF (Associação Brasileira The Rotary Foundation) e uma entidade local de tratamento oncológico para crianças.  Durante o evento também foi realizada a Assembleia Geral de Associados do grupo de companheirismo com a posse do novo Presidente do IFMR-SA para no biênio 2018-20, rotariano Celso Desiderio Junqueira, do Rotary Club de São José do Rio Preto, SP, e seu Conselho Diretor composto de companheiros de vários estados do Brasil.  As próximas reuniões do grupo serão o 2º Encontro de Primavera do IFMR-SA na cidade de Taiobeiras, MG, em novembro deste ano, e a 5ª edição do Encontro de Verão Sul IFMR-SA (#ifmrnosul), na cidade gaúcha de Bagé, RS, programado para março de 2019. O IFMR-SA - International Fellowship of Mortorcycling Rotarians – South America Chapter é um dos Programas Estruturados do Rotary International. Trata-se do maior grupo de companheirismo por afinidade da organização. Seu capítulo América do Sul é um dos maiores de todos os mais de 60 grupos existentes e possui 150 associados em 17 estados brasileiros e 3 países. Saiba mais sobre o IFMR-SA em www.ifmr-sa.org  e  www.facebook.com/ifmrsa

Postado em 11 de Setembro de 2018 por

Clubes atraem associados apresentando a organização

Rotarianos que fazem parte do Rotary Club de São Paulo-Alto da Lapa, Rotary Club de São Paulo-Butantã, Rotary Club de São Paulo-Caxingui e Rotary Club de São Paulo-Lapa, promoveram recentemente nas dependências da Associação Cristã de Moços (ACM) de São Paulo – unidade Lapa, o 1º Fórum dos Rotary Clubs do Grupo 2 do Distrito 4610 do Rotary International, sobre o Desenvolvimento do Quadro Associativo, atendendo uma determinação do planejamento do Governador do distrito rotário, Edson Cunha Borcato, em realizar fóruns sobre temas rotários. “Desta vez foi para atrair novos associados”, disse o presidente do Rotary Club de São Paulo-Lapa, o empresário Manoel César Romero, o anfitrião da noite, ao convidar o jornalista Márcio Cavalca Medeiros, associado ao Rotary Club de Marília-Pioneiro, no D4510 do RI, para falar sobre a organização mundial. Na presença de 51 convidados não rotários e de 42 rotarianos divididos entre os quatro clubes do Grupo 2 do Distrito 4610 do Rotary International, durante 68 minutos o convidado falou sobre o Rotary International, a The Rotary Foundation, os programas de ambos e mostrou o compromisso dos rotarianos em erradicar a paralisia infantil no planeta Terra. “O Rotary é uma organização presente em 219 países, que reúne as principais lideranças da comunidade, para discutir problemas da sociedade e apontar as soluções”, disse Márcio Cavalca Medeiros que esteve como Governador do D4510 do Rotary International, na Gestão 2011-12. “A The Rotary Foundation é quem viabiliza as soluções apontadas pelos líderes da comunidade”, acrescentou ao diferenciar uma instituição da outra. Dentro do tempo dedicado a falar sobre as duas organizações, Márcio Cavalca Medeiros comentou sobre alguns hábitos rotários que muitos rotarianos desconhecem sobre a formalidade das reuniões, as diferenças entre: pin, botton e distintivo; a simbologia do sino, a importância da: educação, instrução e informação rotárias, bem como a distinção as bandeiras e grandes personalidades mundiais que fizeram parte da organização mundial, que serviu de estrutura para a constituição da Organização das Nações Unidas (ONU). “O Rotary é formado por clubes humanitários e não de serviços”, disse o convidado quebrando alguns paradigmas. “Somos muitas vezes confundidos como voluntários, que na realidade não somos”, afirmou ao explicar os compromissos e obrigações que um rotariano tem, que diferencia do voluntário. Para o coordenador do fórum rotário interclubes, o empresário José Eduardo Nasser, associado ao Rotary Club de São Paulo-Lapa, do D4610 do RI, o evento atingiu os objetivos esperados, uma vez que existiam mais convidados do que rotarianos, o que aumenta a expectativa do crescimento do quadro associativo, por serem potenciais associados. “Além disso, os temas abordados foram muito bons para os rotarianos e não rotarianos”, elogiou o rotariano que pretende realizar mais encontros desta natureza. “Vamos planejar quatro fóruns, um em cada sede, com temas rotários bem distintos”, falou ao sugerir o próximo sobre a The Rotary Foundation. “Mas este sobre o quadro associativo devemos realizar mais vezes, pois, precisamos falar sobre o Rotary dentro do Rotary”, constatou o dirigente rotário satisfeito com o encontro realizado. LEGENDA – Mais de 50 convidados não rotarianos participaram de encontro realizado na capital paulista para conhecer o RotaryLEGENDA/FOTO – ARQUIVO: Fórum 060918 A, B, C e D #Eficaz Comunicação Empresarial Ltda – METelefone:(14) 98137.7189 (Vivo) E-mails: redacao@eficaz.jor.br ou atendimento@eficaz.jor.brSite: www.eficaz.jor.br - Twitter: marciocmedeirosLinkedin: https://www.linkedin.com/in/márcio-c-medeiros-69097820/www.facebook.com/EficazComunicacaoEmpresarialSkype: marciomedeiros8020Instagram: marcio.c.medeiros

Postado em 06 de Setembro de 2018 por

Jovens e “sonhos impossíveis”, encerram o Instituto Rotary

O último dia e o encerramento do 41º Instituto Rotary do Brasil em Fortaleza, Ceará, foram marcados pelo destaque aos jovens beneficiados pelos programas Rotaract e Interact, e pela mensagem do Presidente do Rotary International, Barry Rassin, que repetiu a importância do jovem para a organização, enfatizando para que muitos jovens brasileiros estejam “fazendo a diferença no Mundo”, pedindo uma grande caravana deles para a Convenção Internacional, que acontecerá em Hamburgo, na Alemanha, em Junho do ano que vem. “O Rotary é a única organização que faz realizar sonhos impossíveis”, enfatizou o dirigente ao mostrar a importância do desejo de ajudar acima de tudo. “Ajudamos muitas pessoas, que jamais vamos conhecer”, exemplificou o dirigente máximo da organização mundial presente em 219 países. De acordo com Barry Rassin o Rotary faz obras no mundo todo, mesmo o rotariano não sabendo onde e a quem. “O rotariano luta por o que é certo”, frisou ao mostrar o trabalho incansável da maior organização humanitária do planeta. “Somos capazes de ir até ao inferno para realizar uma obra do bem”, exagerou. “Eu acredito que o Rotary pode mudar o mundo, e vi isso no Brasil e nos corações dos rotarianos brasileiros”, falou ao ser aplaudido pelos rotarianos presentes na plenária de encerramento. “Estou feliz e orgulhoso de ver como o Rotary se desenvolve no Brasil”, acrescentou ao fazer vários elogios aos programas rotários brasileiros. “A compreensão e paz mundial nós podemos alcançar”, afirmou ao admitir as dificuldades existentes, mas nunca a desistência. “Vamos lembrar sempre de tudo que foi dito neste instituto, pois não somos apenas sonhadores, mas pessoas em ação”, ressaltou. Na terceira sessão plenária, além da apresentação do vídeo “Alegria”, que fez parte da abertura, aconteceram as apresentações sobre: Seguro Solidário (Robson Moraes), reforçando a parceria com a Porto Seguro em colaboração com a The Rotary Foundation; dos resultados dos Grupos de Discussão com Paulo Eduardo Fonseca, lendo os relatório dos grupos de estudos: Treinamentos no Rotary; Engajamento e Atração dos Sócios; Ética e Cidadania; Novos rumos dos programas da ABTRF; e Regionalização das Áreas de Enfoque. Houve também, a apresentação do tema: “Construindo a marca Rotary”, com David Alexander, reforçando o slogan: Pessoas em ação e a importância da marca única da organização mundial, e, no encerramento da sessão, a atualização do Programa Pólio Plus com Mario Cesar Camargo, mostrando a performance do trabalho rotário junto a campanha contra a paralisia infantil no Brasil e no mundo. A entrega do Prêmio “Paulo Viriato Correia”, aos distritos que mais cresceram em quantidade de clube e de associados, e os que mais captaram recursos para The Rotary Foundation, foram feitas, e destacou os distritos: D4420, que cresceu nove clubes e com 252 associados líquidos, tendo 19 clubes rotários satélites em dois anos e desses, 15 clubes se transformaram em Rotary Club formais; e o D4750 que também teve boa performance de crescimento. Quanto a The Rotary Foundation, o Prêmio “Paulo Viriato Correia”, foi entregue para o D4420 que foi o campeão em praticamente todos os índices de contribuição para a de The Rotary Foundation. “Estes dois troféus são transitórios e servem para premiar os distritos que mais se desenvolveram nestas duas áreas na gestão”, explicou o Diretor do Rotary International no Brasil, Paulo Augusto Zanardi. Na quarta e última sessão plenária foi apresentado o vídeo do “41° Instituto Rotary do Brasil 2018”, em homenagem a Meton César de Vasconcelos, bem como a exposição do Programa Rotaract no Brasil, com as presenças de Samuel Neivel e Luma Karling Moreschi, que fazem parte dos programas dedicados aos jovens. Na sequencia, a exposição do tema: Lava Jato - Cidadania e Combate à Corrupção, com a Procuradora da Força Tarefa da Lava Jato, Jerusa Burmann Viecili, fechando o encontro com a mensagem do Presidente Barry Rassin, encerrando o evento com simpatia e elogios aos brasileiros. “Foram 1.637 participantes, com 15 países representados, sendo um dos maiores eventos rotários do Mundo, em termos de instituto”, festejo Henrique Vasconcelos, coordenador do encontro anual. #Eficaz Comunicação Empresarial Ltda – METelefone:(14) 98137.7189 (Vivo) E-mails: redacao@eficaz.jor.br ou atendimento@eficaz.jor.brSite: www.eficaz.jor.br - Twitter: marciocmedeirosSkype: marciomedeiros8020www.facebook.com/EficazComunicacaoEmpresarialInstagram: marcio.c.medeiros

Postado em 04 de Setembro de 2018 por

Localizar site dos clubes