Doação de óculos

Postado em: 02 de Dezembro de 2017 por Rotary Club de Ituiutaba-16 de Setembro

ROTARY CLUB DE ITUIUTABA 16 DE SETEMBRO COLABORA NO PROGRAMA DE ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

- Que maravilha!! Agora já consigo ver até o calendário do relógio.

Assim se manifestou o senhor Pedro Bonifácio, 70 anos, ao receber um par de óculos oferecido pelo Rotary Club de Ituiutaba 16 de Setembro.

O senhor Pedro é um dos alunos do PEJA – Programa de Educação de Jovens e Adultos, implantado pela Secretaria de Desenvolvimento Social em parceria com a Secretaria de Educação de nossa cidade.

Segundo dados do IBGE e da UNESCO, o Brasil apresenta ainda a constrangedora marca de 12 milhões de analfabetos.  Dentre a população com idade acima de 15 anos, o número atinge um índice de 8%.  É o 8º país com mais adultos analfabetos do mundo.

O PEJA tem por finalidade reduzir o índice de analfabetismo no município.  Ituiutaba tem cerca de 7.000 analfabetos, pessoas incapazes sequer de ler uma placa de ônibus, escrever um bilhete ou os próprios nomes. O projeto atualmente já atende cerca de 300 pessoas. Pessoas que, como o senhor Pedro acima citado, não tiveram condições de frequentar a escola quando jovens e agora, num elogiável esforço, procuram sair da vexatória situação de analfabetos.

Verificou-se ainda que, além das dificuldades do aprendizado, muitos alunos não tinham condições de aproveitar totalmente as aulas em virtude de deficiências visuais.  Parcos recursos financeiros coibiam as consultas oftalmológicas e aquisição de óculos, Os membros do Rotary Club de Ituiutaba 16 de Setembro, sensibilizados com a situação, propuseram-se, então, a oferecer auxílios àqueles que necessitam de óculos. O presidente do clube, Gilmar Rodrigues da Costa, fez a entrega de óculos na reunião do dia 23 de novembro a alunos matriculados no CRAS Natal, representado pela diretora Fátima Freitas.  Em 29 de novembro foram contemplados alunos da Vila Miisa. Ao assinar a ata da reunião, o senhor Pedro Bonifácio disse, emocionado, de sua satisfação ao fazê-lo.  Por ocasião de seu casamento, quadro décadas atrás, a certidão foi firmada com sua impressão digital.

Realizações como esta reforçam o lema rotário “Dar de si antes de pensar em si” e mostram que O ROTARY FAZ A DIFERENÇA.

Carlos Roberto de Oliveira