Mais de 800 pessoas se inscrevem para o PETs

Postado em: 10 de Março de 2018

O governador do distrito 4770, ano rotário 2018-19, Marcos Antônio Franco, iniciou neste mês de março a preparação dos dirigentes dos clubes que vão assumir seus cargos em julho de 2018.

Nos dia 3 e 4 de março foi realizado em Uberaba, Minas Gerais, o PETs, seminário de treinamento de presidentes eleitos, secretários e tesoureiros. Nos mesmos dias, também foi realizada a Assembleia Distrital de Treinamento, voltada à capacitação de dirigentes como os presidentes das comissões de Imagem Pública, Desenvolvimento do Quadro Associativo, Fundação Rotária e Serviços a Juventude. Também foram oferecidos treinamentos para os rotarianos que vão atuar na função de protocolo. As damas das Casas da Amizade do distrito 4770 também foram treinadas em suas mais variadas funções.

Além do PETs e da Assembleia de Treinamento, outros dois eventos foram realizados simultaneamente: a distribuição de vagas do programa de intercâmbio e a Adic, Assembleia Distrial de Interact Club, voltada ao treinamento dos interactianos que vão assumir funções de gestão nos clubes de Interact a partir de julho de 2018.

A abertura oficial de todos os quatro eventos foi no auditório da UFTM, Universidade Federal do Triângulo Mineiro e contou com a presença de centenas de pessoas. O governador do distrito 4770 2017-18, Silvio Luís Ribeiro e o governador 2018-19, Marcos Antônio Franco, fizeram a abertura oficial e falaram sobre a importância do evento e da capacitação de rotarianos para que desenvolvam grandes projetos em suas comunidades.

Uma das grandes atrações em Uberaba foi a palestra do americano Steven Dubner, ex-treinador da Seleção Brasileira de Basquete de Cadeira de Rodas e fundador da ADD, Associação Desportiva para Deficientes. Durante uma hora, Steven Dubner falou sobre a importância das pessoas superarem as dificuldades do dia a dia, afinal muita gente acredita que tem problemas grandes demais para serem resolvidos. Dubner mostrou vídeos e contou histórias de pessoas com deficiência que superam todas as dificuldades impostas pelas limitações físicas e conseguem ter uma vida feliz e produtiva. O exemplo serviu para motivar rotarianos, interactianos, rotaractianos, damas da Casa da Amizade e convidados a encarar os problemas como desafios que precisam ser superados com objetivo de seguir em frente, trabalhando em busca de um mundo melhor.

O primeiro dia do evento terminou com um companheirismo no Colégio Nossa Senhora das Dores, onde também, durante a tarde, foram realizados treinamentos específicos em diversas áreas, como secretaria, tesouraria, fundação rotária, entre outros.

No domingo pela manhã, os rotarianos puderam assistir a outras palestras no auditório do Colégio Nossa Senhora das Dores, como a da policial federal Renata Braz, que falou sobre resolução de conflitos e da governadora do distrito 4770 2000-01 Aldair de Queiroz Franco, que discorreu sobre meritocracia.

Durante os dois dias do PETs e da Assembleia de Treinamento foram realizadas ainda diversas outras palestras, com a do governador do distrito 4630 2013-14, Antônio Carlos Cardoso, que falou sobre Fundação Rotária; a do governador do distrito 4630 2009-10 José Claudiney Rocco, abordando o Desenvolvimento de Quadro Associativo; a palestra da representante do Rotary Brazil Office (Ribo) Debora Watanabe e a do governador do distrito 4430 2003-04 José Luiz Toro da Silva.

O evento ainda teve um momento muito importante em que a Representante Distrital de Rotaract 2018-19 Andra Cristina Silva Monteiro e a Representante Distrital de Interact 2018-19 Clara Marian falaram sobre os desafios para os jovens e a importância deles para a família rotária.

Findado o evento em Uberaba, agora os rotarianos do distrito 4770 se preparam para outros eventos de capacitação. Nos meses de março e abril de 2018, ainda na gestão do governador Silvio Luis Ribeiro, serão realizados fóruns rotários nas cidades de Goiandira, Jataí, Morrinhos e Uberlândia, abordando diversos temas. Depois, no mês de maio, será realizada a conferência distrital em Caldas Novas. E no último dia do mês de junho acontece a troca de gestão do distrito, com a posse do governador 2018-19 Marcos Antônio Franco.