Mensagem de Maio do Governador Silvio

Postado em: 01 de Maio de 2018

Caros Companheiros e Companheiras

O mês de maio tem duas faces muito importantes para o nosso Distrito 4770. Primeiro por ser o mês do Serviços a Juventude para o Rotary Internacional. Segundo por ser o mês da nossa Conferência Distrital.

A história do Rotary com os jovens começou na década de 20, quando muitos clubes participaram de um evento internacional chamado Boys' Week (Semana dos Meninos). O primeiro evento foi realizado pelo Rotary Club de New York e outras organizações locais, sendo parte de um esforço para promover o desenvolvimento dos jovens na área de educação, cidadania, saúde e higiene, e vocação. O evento foi um sucesso, e assim  os Rotary Clubs passaram a trabalhar com programas para jovens. Em 1934, esse evento passou a ser conhecido como Youth Week (Semana da Juventude) e em 1936, como Boys and Girls' Week (Semana dos Meninos e das Meninas).

Nessa trajetória em 1956, o Conselho Diretor votou por descontinuar o patrocínio do Rotary para o evento, mas incentivou os clubes a continuarem patrocinando iniciativas locais para a juventude. Nas décadas seguintes, o Rotary criou outros programas para os jovens, como InteractRotaract e Intercâmbio de Jovens. Em 2010, os Serviços à Juventude passaram a englobar todos os programas para jovens, sendo chamado incialmente de Novas Gerações. Iniciou-se assim, a mudança positiva trazida pelos jovens através do incentivo a atividades de desenvolvimento de qualidades de líder, engajamento comunitário, realização de projetos internacionais e programas de intercâmbio que enriquecem e promovem a paz e compreensão mundial.

Acredito que algumas medidas concretas precisam ser adotadas pelos Clubs de Rotary para incentivar o envolvimento dos jovens em nossa Organização, e elas devem estar focadas em três direções:  Mais comunicação voltada aos jovens; maior apoio para os jovens iniciarem suas carreiras e mais projetos e serviços envolvendo diferentes gerações. Dessa forma os Clubs receberão mais energia, pois de modo geral, o trabalho com os jovens pode ser fator motivacional para rotarianos; a colaboração ativa com Rotaractianos e Interactianos dão vitalidade aos projetos do Rotary e; programas de orientação conduzidos por Rotarianos e Rotaractianos inspiram a criação de uma nova geração de Rotarianos.

Nesse ano rotário do Fazer a Diferença, o Distrito 4770 recebeu a Carta constitutiva de seis novos Clubs de INTERACT, patrocinados pelos Rotary Clubs de Bela Vista de Goiás, Conquista, Araxá, Rio Verde Cerrado Goiano, Perdizes Interação e Fronteira. Nesse período também foi constituído o Rotaract Club de Coromandel e reativado o Rotaract Club de Ituiutaba. É o nosso Distrito dando exemplo no Brasil e para o Mundo, ao apostarmos nosso futuro nas nova gerações.

No mês de maio mais uma vez o Distrito 4770 reúne nossos associados Rotarianos, Rotaractianos, Interactianos, Senhoras das Casas da Amizade e convidados dos nossos 84 Clubs de Rotary com o objetivo de discutir e ampliar nossos conhecimentos rotários, tendo em vista mantermos acesa a chama do nosso compromisso rotário com o ideal de servir, e, ainda, buscando fomentar o desenvolvimento do companheirismo entre todos nós pertencentes à família rotária.

Como Governador Distrital, em nome da minha Companheira Lúcia, que coordena as Casas da Amizade, da nossa magnifica Equipe Distrital e de todos aqueles participam da Organização deste grandioso evento rotário, esperamos todos vocês em Caldas Novas e que a estadia de todos seja harmoniosa e profícua, com dias de sol, aguas quentes e, muito calor humano.

Reunidos nesta aconchegante cidade, sob o lema Luz da Diferença, seremos a luz que ilumina o mundo. Durante três dias teremos inúmeras oportunidades de viver a alegria do encontro e do reencontro, fortalecendo o companheirismo, buscando a aproximação dos profissionais de todo o distrito, contribuindo também para à consolidação das boas relações, da cooperação e da paz.

Nosso Presidente Ian Risiley nos diz que Fazer a Diferença por meio das nossas ações, nossos gestos e exemplos de vida rotária e em sociedade abrirão as portas para que, todos nós, juntos, continuemos a fazer a diferença em nossas comunidades, e, consequentemente, no mundo. Que todos nós sejamos iluminados pelo brilho da luz que cada um traz em si e brilhemos com muita harmonia partilhando conhecimentos, alegrias e companheirismo em nossa XXIX Conferencia do Distrital.

Gratidão a todos que nos honrarem com a presença!

Silvio Luís Ribeiro

Governador do Distrito 4770